Pais que buscam o Posto da Saúde da Família (PSF) do bairro Areão, em Cuiabá, para vacinar seus filhos, só conseguem atendimento se levarem agulhas e seringas. A denúncia partiu de pessoas que buscaram a unidade hoje. Embora exista o medicamento, elas apontam a faltam os materiais para a aplicação. A única resposta, dada pelos funcionários do PSF, é a de que agulhas e seringas serão compradas por diretores da unidade com previsão de abastecimento para esta terça-feira.
A situação do PSF Areão é a mesma enfrentada em outras unidades, contam os mesmos pais. Sobram doses e falta material para a aplicação. Os kits, contendo doses e seringas são enviados pelo Ministério da Saúde para as Secretarias Estaduais. Estas, por sua vez, fazem os repasses para os municípios, encarregados do atendimento à população.
Por meio da assessoria, a Secretaria de Estado de Saúde afirma que todas as seringas foram distribuídas há 2 meses e que já realizou a entrega de 65% das doses. Já a administração municipal informa que apenas seringas 25X7 existem nas unidades. As de modelo 20 X 5,5, usadas em crianças, não foram entregues. O atendimento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, será normalizado esta tarde.