A Secretaria de Saúde de Cuiabá iniciou, hoje, as ações de reforço no combate ao Aedes aegypti em pontos estratégicos da capital para o período carnavalesco. A proposta é amenizar o risco da presença do mosquito, evitando assim o aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, as ações nesse período serão pontuais, e em áreas consideradas de risco. “Com o carnaval, aumenta o número de pessoas em alguns pontos e com isso o lixo produzido pelos foliões, em locais de grande concentração, isso pode contribuir para a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças”.
Nos locais considerados como áreas de risco e entorno, como a Praça da Mandioca, onde no carnaval haverá uma grande concentração de pessoas e também em estabelecimentos de ensino com grandes áreas de extensão e o entorno desses locais, os agentes de combate a endemias estão orientando a população e fazendo o bloqueio químico.
Pela manhã, antecedendo o retorno das aulas em algumas universidades, 46 Agentes de Combate a Endemias (ACE), estivdram realizando arrastões nos estabelecimentos de ensino e entorno. “Os agentes de combate a endemias intensificando as orientações aos responsáveis sobre a importância de ficar livre de qualquer objeto que possa acumular água parada. Nesses locais está sendo realizado o tratamento em 100 % dos reservatórios não removíveis. Ao todo serão visitados cerca de 510 imóveis”,
Também na tarde desta segunda-feira, 10 ACE’s fizeram arrastão na Praça da Mandioca e em 114 imóveis no seu entorno. Na terça-feira (2), será realizado bloqueio químico com pulverização de veneno nos imóveis da Praça da Mandioca a fim de diminuir a presença do Aedes já na fase adulta. “Esse corpo-a-corpo junto aos moradores, comerciante e responsáveis pelas instituições é fundamental nesse esforço de eliminação dos focos de criadouros do mosquito, mas é também fundamental a atitude da população. Cada morador tem que cuidar do seu quintal evitando recipientes que acumulem água, limpando suas caixas de água, eliminando o lixo, limpando os bebedouros de animais e calhas”, destacou Alessandra Carvalho.
DST-Aids
Também nos dias 5 e 6 de fevereiro, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Detran e Polícia Rodoviária Estadual os técnicos do Programa DST-Aids estarão fazendo blitz na Rodovia Emanuel Pinheiro, de acesso a Chapada dos Guimarães. Das 16 e 30 às 20h30min, os técnicos estarão distribuindo kits contendo preservativos (masculino e feminino) e folders, orientando os foliões em relação aos cuidados que devem ser tomados, na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
No dia 7, a ação será realizada na Praça da Mandioca, a partir das 20h, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.