Uma menina, de 6 anos, morreu, ontem, após ser internada em Mutum com sintomas de meningite. Exames preliminares já identificaram que trata-se de meningite por haemophiluf influenzae, um dos tipos mais severos da doença. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica local, enfermeira Marines Uhde, a criança apresentou os sintomas na terça-feira pela manhã, sendo levada, pela família, até o ambulatório. “Ao passar pela consulta médica ela foi encaminhada imediatamente para a internação, onde foi feita a coleta de liquor da coluna vertebral. O líquido, que deve ser e cor cristalina, estava turvo, o que já fez com que se presumisse ser meningite”, explicou.
A confirmação veio com análise do material em um laboratório local. O material também foi encaminhado para o laboratório do Estado onde exames mais detalhados devem revelar a cultura da bactéria causadora. “O quadro clínico agravou-se rapidamente e antes mesmo que se conseguisse transferi-la para uma UTI em Cuiabá ou Sorriso, ela faleceu”, explicou Marines. Da internação ao óbito, foram menos de 24 horas. O sepultamento aconteceu ainda ontem à tarde.
A Vigilância Epidemiológica, com orientações do Estado, adotou alguns procedimentos. O hospital já passou por uma higienização e o mesmo deve ser feito na escola onde a menina estudava, onde as aulas foram suspensas hoje. Familiares e funcionários da saúde que mantiveram contato direto com a menina já estão tomando medicação. Estão de sobreaviso e devem procurar o médico caso notem sintoma característico – dor de cabeça, febre ou vômito. Será feita também uma verificação dos cartões de vacina das demais crianças da escola.
A meningite bacteriana é mais comum na primeira infância. Início, geralmente, súbito, com febre, cefaléia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. A transmissão se dá pelo contato direto pessoa a pessoa, doente ou portador, por meio das vias respiratórias. Trata-se de uma doença com alta incidência em crianças, principalmente nos menores de 1 ano, sendo rara acima dos 5 anos. Após a introdução da vacina conjugada contra o Hib em 1999, a incidência das meningites causadas por esse agente diminuiu significativamente. Em Nova Mutum, um bebê morreu com o mesmo problema no ano passado