sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Criança de 6 meses morre após 20 dias de internação com H1N1

PUBLICIDADE

Um menino de 6 meses é a primeira vítima fatal da Influenza A (H1N1) na capital. A criança morreu ontem no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), onde estava internada há 20 dias. A informação foi confirmada pela gerente de Vigilância e Agravos Transmissíveis de Cuiabá, Flávia Guimarães Duarte, que recebeu o resultado do exame na data do óbito. Com a morte do menino, que morava no bairro Poção, sobe para 18 o número de mortes por gripe suína confirmadas em Mato Grosso.

De acordo com Flávia Guimarães, por ter apenas 6 meses de vida, o menino está inserido no grupo de risco, assim como gestantes e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. Para avaliar se a criança possuía algum outro fator de risco, a gerente irá analisar a ficha médica do período de internação.

De acordo com Flávia, o óbito na Capital não modifica a estratégia de enfrentamento da doença, que era previsível, segundo ela, por conta do aumento do número de pessoas infectadas. As orientações de prevenção continuam as mesmas, diz, como lavar bem as mãos e evitar ambientes com aglomeração de pessoas.

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado notificou, até quinta-feira (15), 674 casos de Influenza A, sendo que 96 foram confirmados, 134 descartados, 70 aguardam resultado e 347 que são de pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde (MS). Em 27 casos houve confirmação para gripe comum.

Dos 96 casos confirmados, 25 são de Cuiabá, 1 de Alta Floresta, 9 de Barra do Garças (sendo 3 notificações em Goiânia), 4 de Cáceres, 3 de Campinápolis, 4 de Campo Novo dos Parecis, 2 de Campo Verde, 5 de Lucas do Rio Verde, 10 de Primavera do Leste, 11 de Rondonópolis (com 1 notificação do Paraná), 1 de São Pedro da Cipa, 7 de Sinop, 8 de Sorriso e 5 de Tangará da Serra.

Os municípios que registraram óbitos são: Barra do Garças, Nobres, Várzea Grande, Diamantino, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sorriso, Campo Novo dos Parecis, Cuiabá e Paranatinga.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Guarantã define ações de reabilitação com equoterapia via SUS

A prefeitura organizará processo licitatório, este mês, para a...

Imunização antirrábica chega a 28% da meta em Sorriso

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental imunizou 891...

Prefeitura confirma 1º caso de febre mayaro em Sorriso

A prefeitura de Sorriso, através do Centro de Informações...
PUBLICIDADE