Uma portaria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso institutiu os procedimentos e medidas para prevenção da Gripe A (H1N1) nas unidades do sistema prisional e socioeducativo do Estado. O documento, assinado pelo secretário-adjunto Zaqueu Barbosa, foi publicado em Diário Oficial.
De acordo com ele, em caso de suspeita de contágio pelo Influenza A, somente será pemitida a visita social aos reeducandos nas dependências das unidades dos sistemas com a utilização de máscaras. A Sejusp determinou ainda o uso de máscaras aos servidores que no desempenho das funções mantenham contato com os reeducandos, adolescentes ou visitantes com suspeita do vírus.
A medida esclarece ainda que o colaborador da unidade, servidor, reeducando, visitante, advogado ou qualquer outra pessoa que apresentar sintomas do vírus será submetido à avaliação por profissional de saúde.
De acordo com a secretaria, as gerências de saúde do sistema prisional e sistema socioeducativo deverão promover campanhas educativas de prevenção e realizarem monitoramento diariamente dos reeducandos, adolescentes, servidores e colaboradores que apresentarem os sintomas da doença, encaminhando-os para as devidas medidas curativas.
A finalidade é evitar a disseminação do vírus nas cadeias, penitenciárias, casas de albergue, colônias agrícolas, centros de detenção provisórios e centros do sistema sócioeducativo.