O município encerrou o último quadrimestre do ano passado contabilizando aumento no percentual da população assistida pelas equipes de atenção básica. Entre os meses de setembro a dezembro atingiu 72,85% da população, segundo dados do terceiro relatório detalhado do quadrimestre (RDQ), elaborado pela Secretaria de Saúde em atendimento à lei 141 de 2012.
De acordo com o documento, que se baseia em informações das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Equipes Equivalentes, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, a cobertura verificada no último quadrimestre do ano apresentou-se como a mais alta quando comparada aos demais quadrimestres de 2016. Ao longo do ano, o indicador apresentou gradativa progressão, saindo de 65% no primeiro quadrimestre do ano, evoluindo a 67.20% no segundo e alcançando os 72,85%entre setembro e dezembro.
O resultado positivo é atribuído a fatores como aumento na carga horária de profissionais médicos (equipes equivalentes) em algumas Unidades Básicas de Saúde caracterizadas como Centros de Saúde. Soma-se ao desempenho a implementação de serviços médicos na Unidade de Saúde Menino Jesus em horário noturno, concluiu o relatório. A meta da Prefeitura de Sinop é alcançar 100% de cobertura.
Em 2017, novas elevações no índice são esperados, baseadas no incremento de profissionais que passam a atender na rede de saúde municipal como, por exemplo, os novos médicos do Programa de Residência Médica. Na quarta-feira (01), 10 novos profissionais começaram a trabalhar em diferentes unidades do município. O Programa conta, ao todo, com 20 profissionais residentes.
Sinop possui 24 Unidades Básicas de Saúde (23 urbanas e 01 rural), 33 Equipes de Atenção Básica, 21 Equipes de Atenção Básica de Saúde Bucal e 462 profissionais na Atenção Básica.
As informações são da assessoria de imprensa.