De acordo com dados divulgados pelo ministério da Saúde, nos últimos dois anos, as duas maiores cidades do Nortão tiveram avanços significativos na cobertura das vacinas essenciais do calendário infantil, sendo elas a tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola e a vacina injetável da poliomielite (VIP), conhecida anteriormente como “gotinha”.
Em Sinop, no ano passado, 84% das crianças de até um ano de idade tomaram as duas doses da tríplice viral, um aumento de 76%, em relação a 2023. Já 94,5 % das crianças menores de um ano tomaram a vacina contra pólio, um aumento de 10,5% em relação a 2023.
Em Sorriso, no ano passado, 85% das crianças de até um ano de idade tomaram as duas doses da tríplice viral, um aumento de 15% em relação a 2023. Já 93% das crianças menores de um ano de idade tomaram a vacina contra pólio, um aumento de 5,5% em relação a 2023.
As cidades se aproximam da meta de 95%, considerada segura pelo ministério. De acordo com a pasta, o Brasil vinha enfrentando graves quedas na cobertura vacinal desde 2016. Com o lançamento do “Movimento Nacional pela Vacinação”, em 2023, o país vem revertendo essa tendência de queda. Em 2024, 15 das 16 vacinas recomendadas para o público infantil registraram aumento.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.