A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Sorriso, Clarice Nericke, confirmou, em entrevista, ao Só Noticias, que foram confirmados de janeiro até agora, 28 novos casos de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Outros três foram diagnosticados com Aids. Atualmente são tratadas 304 pessoas com HIV e Aids, no município. Outros 18 pacientes foram transferidos para fazer tratamento nas cidades que residem.
“É bastante preocupante esse número. São mais de duas pessoas por mês identificadas com a doença. A maioria dos casos ainda é de pessoas que não utilizam preservativos. É importante ressaltar que as pessoas, mesmo sendo soro positivo, devem se proteger para não nascerem novos infectados. Essas pessoas precisam se preocupar em não aumentar a população com soro positivo”, disse Nericke.
Segundo a coordenadora, a população ainda é desinformada das formas de transmissão da doença. “É por isso que estamos indo nas escolas e faculdades realizando palestras orientativas. Ainda existe muitas dúvidas sobre a transmissão da doença. Os cuidados mais simples não são adotados. O SAE sempre está disponível para fazer os exames necessários de identificação. Nós conversamos com os pacientes e os encaminhamos para ser avaliados por um psicóloga. São feitos pelo menos 22 exames e após isso já começa a tomar a medicação. É feita toda a orientação e esclarecimento dos efeitos dos vírus no corpo do paciente.
O número de pessoas com sífilis também é considerado alto. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foram registrados, de janeiro a setembro, cinco casos de sífilis congênita, 17 em gestantes e 16 não especificadas.