PUBLICIDADE

Consumo abusivo de álcool atinge 21% dos cuiabanos

PUBLICIDADE

O consumo excessivo de bebida alcoólica atinge cerca de 21,1% da população cuiabana, aponta o Ministério da Saúde que divulgou, nesta semana, os resultados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011). Entre os homens, o levantamento aponta que 31,2% consumem abusivamente. Já entre as mulheres, o índice é de 11,7%.

 

Em Cuiabá, a pesquisa apontou que pelo 5,9% da população admitiu a condução de veículos após o consumo de bebida alcoólica. Entre os homens, o índice atinge 10,9% e, entre as mulheres, 1,3%.

A pesquisa também foi feita em todas as capitais e no Distrito Federal sendo entrevistadas 54 mil pessoas, de janeiro até dezembro do ano passado. Nacionalmente, a incidência de habitantes que consumem abusivamente qualquer tipo de bebida alcoólica no período de 30 dias foi de 17%. A proporção entre os homens é quase três vezes maior (26,2%) do que em mulheres (9,1%). Ainda segundo o ministério, desde 2006, o percentual nacional não sofreu variação.

O estudo retrata os hábitos da população brasileira e é considerada uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas preventivas. Ele revela ainda que, entre as capitais brasileiras, cerca de 4,6% dos entrevistados admitiram dirigir após beber qualquer quantidade de bebida alcoólica, hábito mais comum identificado entre pessoas com 25 a 44 anos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE