O Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (Indea-MT) confirmou um caso de raiva animal em morcego no bairro Jardim Aeroporto, em Várzea Grande. Com a confirmação o Centro de Controle de Zoonozes vai intensificar no bairro os trabalhos de orientação e de vacinação em cães e gatos contra a doença, a partir desta quinta-feira (19).
De acordo com a assessoria da prefeitura, o primeiro dia será para informar a população da necessidade de se vacinar os animais domésticos, em seguida os agentes irão visitar as residências para a aplicação das vacinas anti-rábica. "A vacina é a única forma de se prevenir a disseminação da doença. Um posto de vacinação também ficará disponível no sábado (21) nas proximidades de um supermercado", ressaltou a diretora de vigilância epidemiológica, Maria Guimarães Eckart.
A raiva é doença viral que ataca o cérebro e afeta o sistema nervoso central, tanto do animal como também do homem. O vírus fica na saliva do animal raivoso e pode ser transmitido por meio do contato por mordedura, arranhadura ou lambedura em feridas ou mucosas da boca e nariz.