segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Confirmadas mais mortes por dengue em Sinop e Sorriso

PUBLICIDADE

Cinco pessoas morreram com suspeita de dengue em Mato Grosso. Os casos notificados na última semana foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). As vítimas fatais estão nas cidades de Cuiabá, Água Boa (730 km ao leste de Cuiabá), Pontes e Lacerda (448 km a oeste), Sorriso e Sinop.

Os dados da SES mostram ainda que este ano houve 44.762 casos de dengue no Estado, sendo que 65 notificações foram de morte. Entre os casos fatais, 54 foram confirmados e 11 estão sob investigação. Outros 923 pacientes apresentaram a doença com complicação, que inclui a forma hemorrágica.

O coordenador estadual de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, explica que o aumento das mortes não está diretamente ligado à proliferação da doença, já que fatores como a condição imunológica do paciente, automedicação, atendimento e a presença de doenças crônicas podem ser determinantes.

Lira explica que o fator primordial para constatar o surto da doença é o número de casos, que nas últimas semanas teve acréscimo de 269 notificações. Ele disse que as chuvas agravam a situação porque aumentam o acúmulo de água, porém a dengue não é mais tratada pela Saúde como uma doença sazonal (apenas em um período do ano) por ter notificações durante todo o ano. Conforme o superintendente, a preocupação atual é a inserção de novos tipos de vírus. Em Mato Grosso, há a presença dos tipos 1, 2 e 3, que variam de acordo com a região. Em Cuiabá, por exemplo, há registros dos tipos 2 e 3 e o reaparecimento do 1 pode trazer crescimento da doença.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE