PUBLICIDADE

Conferência Estadual de Saúde começa neste domingo em Cuiabá

PUBLICIDADE

Está tudo pronto para a abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde que tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. O evento começa neste domingo (25), em um hotel, em Cuiabá, a partir das 19h, e tem como expectativa de público cerca de 1.200 pessoas, entre participantes, convidados, delegados, gestores, representantes de movimentos sociais e de entidades e instituições.

A cerimônia de abertura contará com a participação do governador Pedro Taques, do secretário de estado de Saúde, Eduardo Bermudez; representando o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, o diretor do departamento de Auditoria do SUS, Vladyson da Silva Viana, representantes do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde e do Conselho Nacional de Saúde.

Serão quatro dias (25 a 28) de palestras, debates, rodas de conversa, troca de experiências e informações. Durante a Conferência será avaliada a situação da saúde no estado e elaborar propostas a partir das necessidades de saúde, além de participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e do Plano Estadual de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS. Da discussão dos eixos agregados ao tema central sairão às propostas que Mato Grosso levará à 15ª Conferência Nacional, que será realizada no mês de dezembro.

A programação terá quatro eixos temáticos: Gestão estratégica e participativa; Infraestrutura; Modelos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Modelo de Atenção – no direito a saúde, a garantia de acesso e a qualidade.

O secretário de Estado de Saúde e presidente da Conferência, Eduardo Bermudez, defende que todos com algo a dizer, sugestões a dar, ideias para passar adiante participem da conferência. Ele acrescenta a importância do encontro, que reafirma os princípios e as diretrizes do SUS, o qual garante a saúde como direito humano a sua universalidade com base em políticas que reduzem as desigualdades sociais e territoriais. “A Conferência é a oportunidade de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. Precisamos fortalecer a participação e o controle social com ampla representação dos segmentos envolvidos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE