O Departamento de Vigilância Sanitária está constantemente inspecionando os estabelecimentos que comercializam alimentos no município. O coordenador Nivaldo Correa disse, ao Só Notícias, que as maiores cobranças são na manipulação de alimentos, limpeza e higienização do ambiente.
O coordenador destacou que a função da Vigilância Sanitária é garantir o cumprimento das normas e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e assim oferecer mais segurança e qualidade nos produtos oferecidos no município, e não prejudicar os estabelecimentos. E com este objetivo, estará promovendo nos dias 12 e 13 de setembro a III Capacitação para Manipuladores de Alimentos no município.
O curso será no auditório da Câmara de Vereadores, às 19h, e será ministrado por uma equipe formada por médica veterinária, nutricionista e tecnóloga em alimentos. Correa destacou que o curso visa proporcionar aos profissionais da área alimentícia uma qualificação para melhor atender as exigências de higiene.
“O curso é gratuito e a única cobrança será a presença de um representante de cada estabelecimento. Queremos inclusive a presença do proprietário. É ele quem vai garantir que os funcionários vão realmente por em prática o que aprenderem no curso”, enfatiza.
De acordo com Nivaldo, está prevista a participação de aproximadamente 150 pessoas, número este semelhante ao que foi registrado nas duas últimas capacitações. Ele ressaltou que a partir do ano que vem, todos os vendedores informais de alimentos (salgadeiros, doceiros, picolezeiros) serão cadastrados e fiscalizados para que também atendam ás normas de higiene.