Os profissionais da secretaria municipal de Saúde começam nesta quarta-feira e seguem até sexta-feira processo de vacinação, em primeira dose contra Covid, para o grupo composto por pessoas com comorbidades. A vacinação ocorrerá por fases, atendendo proporcionalmente o público previsto e seguindo as recomendações feitas pelos governos Federal e Estadual.
De acordo com a secretaria de Saúde, nesse primeiro momento serão atendidas as pessoas com síndrome de down acima de 18 anos, grávidas e puérperas com comorbidades e, também, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise).
Para as grávidas com comorbidades, é necessário comprovar a condição de risco por meio de laudo médico onde descreve qual a condição e o CID da doença. Em caso de acompanhamento na rede SUS, o documento pode ser solicitado na Unidade Básica de Saúde onde a gestante já faz o acompanhamento. O prazo para emissão é de 24 horas. No caso das puérperas, além do laudo, é necessário, também, a apresentação da cópia do registro de nascimento da criança, comprovando nascimento até 45 dias.
Para as pessoas com doença renal crônica em terapia, também será necessário apresentação do laudo médico que comprova a condição.
Além dos laudos, que serão retidos e ficarão anexos às fichas cadastrais dos vacinados, é necessário apresentação do documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS, além do cartão de vacinação.
As vacinações estão sendo feitas nas Unidades Básicas de Saúde do Alto da Glória, Camping Clube, Nações, Palmeiras, Primaveras das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Na unidade Sabrina ocorrer das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Já no Centro Integrado de Atendimento Jacarandás é das 13h às 17h30.