Equipes da Vigilância em Saúde começaram, hoje, o mutirão de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti nos bairros Grande Conquista, Alfredo de Castro, Altamirando, Vila Paulista e Jardim Arco Íris. A ação mobiliza mais de 100 agentes de saúde que pretendem inspecionar um total de 2.426 imóveis.
De acordo com o biólogo e coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Márcio da Silva, o índice de infestação é alto nas regiões inspecionadas. “A gente tem encontrado muitas larvas nas residências por conta do armazenamento de água em tambores ou caixas d’água. Mas a situação melhorou. Antigamente, quando não havia água encanada nesses bairros, era pior”, conta.
Para a supervisora Keyla Patrícia Araújo, a região do Grande Conquista é preocupante. “É aqui nesses bairros que encontramos o maior número de entulhos e materiais de construção abandonados com acúmulo de água parada”, diz.
José Márcio da Silva explica que, se a chuva não atrapalhar, será elaborado um relatório nesta sexta-feira com os novos índices de infestação nas localidades visitadas. Ainda segundo ele, os imóveis que estiverem fechados e não forem inspecionados hoje, devem receber a visita da equipe nos próximos dias.
Este é o quarto mutirão de combate ao Aedes aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em menos de um mês.