A Secretaria Municipal de Saúde fará dias 17 e 18 de novembro a campanha de controle, combate a hanseníase e tuberculose. A ação tem o objetivo de esclarecer a população sobre as doenças e, principalmente, fazer o diagnóstico e tratamento precoce dos portadores.
Na terça-feira (17), as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem palestras e busca ativa. “As pessoas que apresentam algum sintoma de hanseníase ou tuberculose podem procurar as unidades para avaliação e inicio do tratamento, se necessário”, disse Jussara Wolhmuth, coordenadora do Programa Municipal.
O trabalho de orientação também será realizado no centro da cidade com distribuirão de panfletos informativos entre 7h30 e 10h30. Na quarta-feira, o mesmo trabalho será realizado na região do Alto da Glória.
Atualmente estão em tratamento ou acompanhamento em Sinop, 107 casos de hanseníase e 22 de tuberculose.
A hanseníase é doença causada por um parasita (Mycobacterium Leprae), que ataca pele, nervos periféricos e órgãos como fígado, olhos e testículos. Entre os sintomas apresenta manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações. A Hanseníase pode causar deformações no corpo, principalmente no nariz, dedos e mãos.
É uma doença contagiosa. Após o inicio do tratamento o portador perde a capacidade de transmissão. O tratamento é gratuito e, dura cerca de um ano.
Tuberculose é doença infecciosa e contagiosa, é causada por microorganismo (Mycobacterium tuberculosis). Pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges. Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito. O tratamento dura cerca de seis meses e pode ser feito nas unidades de PSF de forma gratuita.