Começa segunda-feira e vai até o próximo dia 30 a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e a campanha nacional de multivacinação para crianças de 1 a 4 anos. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, a meta é 205,9 mil crianças. Na multivacinação, o público são crianças e adolescentes menores de 15 anos tem que ser imunizadas.
As campanhas oportunizam o acesso às vacinas, a atualização da situação vacinal, o aumento das coberturas vacinais e homogeneidade, a redução da incidência de doenças imunopreveníveis e contribui para o controle, eliminação e a erradicação dessas doenças.
A secretaria esclarece que os municípios têm autonomia para definir as estratégias de vacinação seguindo as orientações do Ministério. Eles também já foram orientados a estruturarem os pontos de vacinação em lugares arejados; há ainda a indicação de evitar aglomeração, visando mitigar a propagação do novo coronavírus.
De acordo com o Ministério da Saúde, não há até o momento contraindicações médicas conhecidas para a vacinação de pessoas com a infecção pelo coronavírus. Contudo, para minimizar o risco de transmissão às demais pessoas, a vacinação deve ser adiada até pelo menos três dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias do início dos sintomas, informa a assessoria.