A secretária municipal de Saúde e Saneamento Básico em Colíder (155 quilômetros de Sinop), Mara Lemos Martins, confirmou que estão sendo providenciados mil exames de ressonância magnética através do Sistema Único de Saúde (SUS), visando a detecção e diagnóstico de doenças em estruturas internas do corpo humano, tais como cérebro, coluna vertebral, sistema músculo-esquelético, coração, fígado, rins, baço, pâncreas, útero e demais. Os trabalhos iniciaram e cerca de 100 procedimentos de imagem já foram realizados.
Os procedimento foram viabilizados após tratativas entre o prefeito Rodrigo Benassi (PRD) e o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), via emenda parlamentar. “A nossa intenção é zerar a fila de espera na central de regulação, nos temos pacientes aguardando esse exames há mais de dois ou três anos, então eu gostaria de pedir para você que tem o encaminhamento de ressonância, se já protocolou esse pedido no seu PSF (Posto de Saúde da Família) e já está na central”, “é só aguardar”, orientou ela.
A secretária explicou que é preciso urgência na atualização dos dados cadastrais como endereço/telefone, através da unidade de saúde ou agente comunitário local, visado acelerar o processo de comunicação com os pacientes. “Nós apenas pedimos a compreensão da população, pois este é um exame que ainda não é realizado no nosso município e nós estamos fazendo o possível para organizar da melhor forma o transporte desses pacientes. O SUS é um direito de todos”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.