A secretaria de Saúde aderiu à campanha nacional ‘Março Lilás’ de prevenção ao câncer de colo do útero para alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado e realização dos exames de prevenção. Esse tipo de doença causado pela infecção persistente de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), chamados tipos oncogênicos, é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo. Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que no Brasil o câncer de colo do útero é considerado a terceira neoplasia maligna mais comum nas mulheres (depois do câncer de mama e colorretal) chegando a atingir mais de 17 mil mulheres anualmente, sendo também a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.
Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, durante todo o mês de março, às Unidades Básicas de Saúde de Colíder estarão nas terças-feiras, atendendo em horário especial, até às 20h, com ações voltadas ao público feminino conscientizando e realizando exames de coleta de preventivo (papanicolau) em mulheres com idade entre 25 e 64 anos ou mulheres fora dessa faixa etária, mas com vida sexual ativa.
O secretário de Saúde, Franciano Perego, acrescenta que o exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras do câncer de colo do útero e fazer o diagnóstico da doença. “Essa é uma oportunidade de identificarmos indícios da doença e, se for o caso, fazer um diagnóstico e tratamento precoce”, observou.
O prefeito Hemerson Máximo (Maninho) disse que a intenção é “levar através dessas ações informações e mais qualidade de vida, incentivando a população feminina para os cuidados de prevenção do câncer de colo do útero, alertando sobre os sinais e sintomas que devem direcionar à mulher a buscar atendimentos específicos na rede de atenção à Saúde e fazer um tratamento adequado”.