O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou, há pouco, que existe uma perspectiva de aumento nos casos de pacientes com problemas respiratórios e de Coronavírus (Covid-19) devido à temperatura mais baixa provocada pela forte massa de ar frio, que chegou em algumas cidades de Mato Grosso há mais de 4 dias.
“Aumento dos casos e não do pico. Já começamos a registrar esse aumento. Basta verificar um incremento que houve nos últimos dois boletins. Temos hoje 77 internados nos hospitais de Mato Grosso com síndrome respiratória grave. Desse, 37 são por Covid-19. Temos a perspectiva que esse numero vai crescer com a chegada do frio e flexibilização do isolamento social”, explicou Figueiredo, em entrevista coletiva pela internet.
A forte e grande massa de ar frio, de origem polar que também atingiu Mato Grosso deve continuar neste final de semana. Cuiabá registrou recorde de frio nesta madrugada com 14º e com ventos fortes. Hoje durante o dia a previsão é de sol, e à noite a temperatura volta a cair, podendo chegar aos 16º. Já no domingo, é esperada mínima de até 20°, com máxima de 33.
Hoje de madrugada fez mais frio em Tangará da Serra que teve mínima de 12°. Neste sábado e domingo deve continuar baixa com mínima de 14º com máxima de 32°, além de ventos e pancadas de chuva. No Sul do Estado, em Rondonópolis, a madrugada também foi fria, chegando em 15°. Já para amanhã a temperatura pode chegar aos 16 e no domingo na marca dos 21º.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, foi registrada a 14ª morte em Mato Grosso em decorrência do Coronavírus (Covid-19), que ocorreu em Várzea Grande. É uma mulher, 72 anos, que tinha diabetes, cardiopatia e doença renal. Também surgiram novos casos em Barra do Garças (9) Cuiabá (7), Rondonópolis (3), Várzea Grande (2), Cáceres (2), Nova Mutum (1), Lucas do Rio Verde (1), Jaciara (1), Sorriso (3), Chapada dos Guimarães (2), Jangada (1), Nova Lacerda (1) e residentes de outros Estados (2).
Cas 35 novas confirmações, o Estado chegou a 420 casos de Covid-19. Desses, 111 estão em isolamento domiciliar e 258 recuperados. Há ainda 37 pacientes hospitalizados, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.