Cerca de 500 pessoas participaram do Dia D de Combate ao Diabetes realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira (14), na Praça Alencastro, em Cuiabá. Todos que passaram pela praça e tiveram interesse na ação realizaram exames de glicemia capilar, para verificar o nível do açúcar no sangue, aferiram pressão, receberam orientações sobre alimentação saudável, ficaram sabendo se estão com o índice de massa corporal dentro do desejável, ganharam kits odontológicos e também tiraram dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Uma destas pessoas foi o senhor Augusto Mário da Costa, de 60 anos, aposentado como caminhoneiro. Antes de fazer os exames, Costa não sabia dizer se tinha problemas com o Diabetes ou com a hipertensão.
Após a realização do teste glicêmico o caminhoneiro aposentado descobriu que não tem problemas com o açúcar no sangue, mas o diagnóstico não foi o mesmo em relação à pressão arterial. Foi constatado que o senhor Augusto estava com pressão alta e com isso recebeu recomendações da equipe de enfermagem e encaminhamento para procurar uma unidade de saúde próxima de sua residência.
“Tem muita gente que não tem a oportunidade de ir até um posto de saúde e com essa ação aqui na praça ficou muito mais fácil. É de ações assim que a população precisa”, ressaltou.
Um dos serviços colocados à disposição da população e que chamou a atenção durante o evento do Dia D do Diabetes foi o projeto Comunidade em Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que distribuiu o “Movimentol”.
No formato de uma caixa de remédio, que contém apenas uma bula, Movimentol é uma forma de chamar a atenção das pessoas para a importância do exercício físico. A composição do “medicamento” é de 70% de esforço e 30% de motivação.
Além da realização do Dia D de combate ao Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde também está realizando nas unidades básicas de saúde ações relativas a prevenção e combate da doença. Serão palestras, exercícios e exames que serão realizados.