PUBLICIDADE

Cerca de 500 pessoas participaram do “dia D” de combate ao diabetes em Cuiabá

PUBLICIDADE

Cerca de 500 pessoas participaram do Dia D de Combate ao Diabetes realizado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira (14), na Praça Alencastro, em Cuiabá. Todos que passaram pela praça e tiveram interesse na ação realizaram exames de glicemia capilar, para verificar o nível do açúcar no sangue, aferiram pressão, receberam orientações sobre alimentação saudável, ficaram sabendo se estão com o índice de massa corporal dentro do desejável, ganharam kits odontológicos e também tiraram dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Uma destas pessoas foi o senhor Augusto Mário da Costa, de 60 anos, aposentado como caminhoneiro. Antes de fazer os exames, Costa não sabia dizer se tinha problemas com o Diabetes ou com a hipertensão.

Após a realização do teste glicêmico o caminhoneiro aposentado descobriu que não tem problemas com o açúcar no sangue, mas o diagnóstico não foi o mesmo em relação à pressão arterial. Foi constatado que o senhor Augusto estava com pressão alta e com isso recebeu recomendações da equipe de enfermagem e encaminhamento para procurar uma unidade de saúde próxima de sua residência.

“Tem muita gente que não tem a oportunidade de ir até um posto de saúde e com essa ação aqui na praça ficou muito mais fácil. É de ações assim que a população precisa”, ressaltou.

Um dos serviços colocados à disposição da população e que chamou a atenção durante o evento do Dia D do Diabetes foi o projeto Comunidade em Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que distribuiu o “Movimentol”.

No formato de uma caixa de remédio, que contém apenas uma bula, Movimentol é uma forma de chamar a atenção das pessoas para a importância do exercício físico. A composição do “medicamento” é de 70% de esforço e 30% de motivação.

Além da realização do Dia D de combate ao Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde também está realizando nas unidades básicas de saúde ações relativas a prevenção e combate da doença. Serão palestras, exercícios e exames que serão realizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE