A Central Estadual de Transplantes realizou, ontem, mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que deverão ser destinados a cinco pacientes de outros três Estados Brasileiros. O procedimento teve início às 22h e ocorreu com o apoio de equipes do Distrito Federal, viabilizando a doação de um fígado, dois rins e duas córneas. A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e a logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a dedicação dos profissionais envolvidos na força-tarefa. “Sabemos que esse procedimento de captação de órgãos é complexo e parabenizo o empenho e a dedicação das dezenas de profissionais envolvidos na ação, seja em Mato Grosso ou em outros Estados. Uma família escolheu salvar vidas e somos muito gratos por esse gesto”, declarou.
A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, reforçou o reconhecimento à família doadora. Ela explica que as equipes técnicas da central trabalham na conscientização sobre a doação de órgãos. “Esse gesto precisa ser reconhecido e enaltecido. As equipes da Central Estadual de Transplantes trabalham na conscientização”, “na medida em que investem na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados”.
Essas ações visam a ampliação do número de captações no Estado. A coordenadora da unidade, Anita Ricarda da Silva, informou que Mato Grosso já realizou 13 captações de órgãos em 2024, número consideravelmente maior ao registrado em 2023, que obteve sete captações. “trabalharemos para que esse número seja ainda mais expressivo em 2025. Temos nos dedicado na conscientização dos profissionais da saúde e de familiares que podem fazer a escolha pela doação. Às famílias doadoras, nossos profundos sentimentos de gratidão e respeito”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.