PUBLICIDADE

Casos de malária registram redução em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso fechou o primeiro semestre do ano com uma redução de 30,3% no número de casos de malária em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da área de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), de janeiro a junho deste ano, foram registrados 216 casos da doença, contra 310 casos no mesmo período de 2015.

O resultado positivo demonstra que as regionais de saúde colocaram em prática as ações de combate e prevenção, pactuadas no Plano de Ação para Vigilância e Controle da Malária para o ano de 2016. Mato Grosso se mantém na oitava posição no ranking da Região Amazônica, sendo que apenas o Tocantins registrou menos casos no período. Também fazem parte da Região Amazônica os estados de Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Amapá, Amazonas e Acre.

Dentre os casos registrados esse ano, 208 são de malária vivax e sete são da malária falciparum, considerada uma das formas mais graves. Os casos foram registrados em 29 municípios e duas cidades apresentaram risco para surto/epidemia de malária. Colniza, considerado de médio risco e Nova Bandeirantes, considerado de baixo risco.

A técnica da Vigilância Epidemiológica da SES, Elaine Cristina de Oliveira, explica que o estado de Mato Grosso como um todo é considerado endêmico e possui todos os requisitos para que haja a transmissão da doença, mesmo em municípios sem notificação. “Além de fazer parte da Região Amazônica, em Mato Grosso temos a presença do mosquito, áreas com muitas matas e um fluxo imigratório de pessoas muito grande o que propicia a transmissão da doença”.

Esse cenário epidemiológico faz com que seja necessário que os cuidados sejam redobrados e que os municípios mantenham a rede de saúde atenta para a detecção e tratamento precoce da doença. No Estado, a malária é de notificação obrigatória e o sistema de informação, SIVEP Malária é online, sendo alimentado pelos municípios diretamente na base nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE