PUBLICIDADE

Casos de malária aumentam e secretaria capacita médicos do Nortão

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde mantém equipes técnicas na região Norte do Estado especificamente nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sinop, com objetivo de desenvolver ações em parcerias com os municípios para o controle da malária.

O município de Lucas do Rio Verde que não havia registro de casos de malária nestes últimos anos, na segunda quinzena de dezembro já contabilizou cerca de 70 notificações. Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Malária, Siriana Maria da Silva, a secretaria investiga as possíveis causas do surgimento da doença no município e faz bloqueio epidemiológico para a não proliferação. “Especificamente em Lucas do Rio Verde desde a confirmação dos primeiros casos a Vigilância Epidemiológica da SES entrou em campo, com busca ativa na identificação dos pacientes e pessoas que tiveram contato e foi feita a profilaxia, controle químico, delimitação de áreas onde surgiram os focos além de estender as ações para os municípios próximas visando orientá-los no desenvolvimento de ações de controle do vetor.

Já foram realizadas reuniões com os profissionais da saúde, gestores municipais da região Norte uma vez que um ciclo de ações pertinentes serão desenvolvidas, ou seja, na intensificação da busca ativa de casos de malária, no diagnóstico, no tratamento supervisionado dos doentes, levantamento entomológico, borrifação residual ou espacial, e controle do vetor.

Já foi iniciado capacitação para médicos e para os servidores da Saúde pertencentes a regional de Sinop no intuito de diagnosticar rapidamente casos de malária.

Segundo ainda a coordenadora Siriana, apesar de ter surgido novos focos na região Norte, a malária em Mato Grosso esta sob controle, uma vez que os números se concentram mais na região Noroeste, onde o Estado mantém Força Tarefa e desenvolve o Programa de Ações Integradas e Contínuas para o Controle da Malária em Região de Fronteira.

De janeiro à 17 de dezembro de 2007 foram registrados 6.232 casos de Malária em Mato Grosso, sendo que grande parte desses casos ocorreram na Região Noroeste. Já o ano de 2006 fechou com 6.577 casos confirmados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE