PUBLICIDADE

Casos de dengue diminuem em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Com o período de estiagem, Alta Floresta te um dos menores índices de dengue nos últimos anos. Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica mostram que de janeiro até o presente o momento, a diminuição varia entre 75% a 80%, se comparada ao mesmo período do ano passado.

O coordenador Claudiomiro Vieira explica que o índice de infestação de mosquitos está oscilando de 0,03% a 0,04%. O tolerado pelo Ministério da Saúde é de 1%. Segundo ele, nos três últimos meses a queda nas notificações foi considerável. Em maio, junho e julho do ano passado, somaram 70, 29 e 14, respectivamente. Neste ano, para os mesmos meses, reduziram a seis, nenhuma e nenhuma, na mesma ordem.

“É uma situação de controle, mas não de descuido. 99% dos casos ocorrem no perímetro urbano. Estamos com uma infestação baixa e com poucos casos no município, de pessoas que contraíram a doença na cidade. Com incidência baixa, dificilmente teremos dengue quando der início o período chuvoso”, declarou, ao Só Notícias.

Por outro lado, Vieira lembra que os moradores não devem se descuidar, e deixar recipientes que acumulem água destampados, para evitar a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti.

“É preciso manter o cuidado e deve ser constante porque, mesmo no período de seca, há locais que ficam com água, como reservatórios, caixas, bebedouros. A orientação sempre repassada é que a população não jogue lixo nas ruas, pois podem virar criadouros”, acrescentou.

Durante todo ano passado, a vigilância contabilizou 1.027 notificações da doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE