A Secretaria de Estado de Saúde reforçou o alerta aos 141 municípios mato-grossenses para intensificar as medidas prevenção e controle da dengue e da febre chikungunya. A preocupação é referente ao aumento das notificações das doenças. Até maio foram registradas 11.703 casos de dengue, com uma incidência de 362,96 casos por 100 mil habitantes. O aumento é de 48,29%, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 7.892 casos.
Os dados estão no boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde, que também aponta seis óbitos relacionados à doença. Uma morte foi confirmada no município de Sapezal e as outras cinco estão em investigação. Em relação à febre chikungunya, 78 casos suspeitos foram notificados. Deste total, 20 foram descartados, 57 estão em investigação e um caso importado foi confirmado.
Apesar do aumento no número de casos, a incidência da doença registrada no estado está dentro do esperado. “Esse aumento progressivo das notificações está dentro do esperado para o período, a tendência agora é ter um decréscimo dos números nas próximas semanas, devido à estiagem”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães.
A coordenadora informa ainda que a secretaria tem recomendado às secretarias municipais de Saúde a manter a rede atenta para o diagnóstico precoce e a intensificar as ações de rotinas das equipes que trabalham no combate às doenças. Além disso, capacitações têm sido realizadas assim como o monitoramento dos municípios com maior incidência e coleta do material biológico para constatar quais são os vírus que estão circulando nestas regiões.