Iniciaram esta manhã e seguem até o próximo dia 23, os atendimentos especiais em duas carretas itinerantes (ortopédica e hemocentro), além do consultório de especialidades médicas de alta e média complexidades. A ação é projeto da secretaria estadual de Saúde, “ir para incluir”. Interessados nos serviços, deve comparecer no Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 8h às 17h, portando os documentos pessoais e cartão SUS. Se houver pedido médico em andamento, também pode ser apresentado.
Os atendimentos são por ordem de chegada, em formato livre demanda e seguem nesta quarta-feira, quinta-feira (15 e 16), e na próxima semana nos dias 21, 22 e 23. “Serão duas semanas de atendimentos. É a primeira vez que o município recebe essa ação, uma parceria importante com o governo do Estado, onde serão entregues aparelhos ortopédicos como: muletas, bengalas, cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Além disso, são tiradas medidas para a confecção das próteses também”, disse a secretária de saúde, Daniela Galhardo.
A outra carreta de atendimentos é do MT-Hemocentro, que é o único banco de sangue público do estadual de Mato Grosso que tem responsabilidade para fazer a captação, cadastro e coleta de amostras para doação de medula óssea. A unidade está presente em busca de candidatos doadores.
Dentre os serviços ambulatoriais especializados prestado pelo CERMAC – Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso, estão o da hanseníase. A doença que é infecciosa de evolução crônica tem cura, porém, ainda permanece endêmica em várias regiões.