O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), mantido pela secretaria estadual de Saúde em Cuiabá, registrou um aumento de 27% nos atendimentos entre janeiro e agosto neste ano, totalizando 6.675. Atualmente, 219 jovens estão em tratamento, recebendo suporte multidisciplinar de médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Cada paciente é acompanhado por um projeto terapêutico individual.
O CAPSi é um serviço aberto e comunitário voltado para crianças e adolescentes até 17 anos que sofrem de transtornos mentais severos. Além do atendimento clínico, a unidade se preocupa com a inclusão social dessas crianças, que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para se integrar à sociedade. De 2019 a agosto de 2024, o local já realizou 39.790 atendimentos e mantém suas portas abertas para acolher novos pacientes, sem a necessidade de agendamento prévio, desde que estejam acompanhados por um responsável.
Segundo o diretor da unidade, Paulo Henrique de Almeida, esse crescimento é um dos resultados da reforma e modernização da estrutura, concluída em maio do ano passado. “A nova estrutura traz um ambiente mais bonito e acolhedor, que impacta diretamente na manutenção do tratamento das crianças e adolescentes que enfrentam transtornos mentais graves”, afirmou o diretor.
A modernização do CAPSi contou com um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, que incluiu a troca total de revestimentos, a modernização da fachada, melhorias na acessibilidade e a criação de ambientes acolhedores. Localizado na Rua Antônio Dorileo, no bairro Cophema, o centro foi entregue à população em maio.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.