PUBLICIDADE

Câncer de mama lidera óbitos entre mulheres em Sinop

PUBLICIDADE

Um balanço divulgado nesta quarta-feira, pela Secretaria de Saúde em Sinop, revela que somente neste ano, 18 mulheres morreram vítimas de câncer. O de mama lidera o número de óbitos. Em dez meses, foram 4 vítimas e, na rede pública de saúde, é considerada  uma das maiores preocupações.

O câncer de colo de útero, de ovário, pulmão, reto e de colon aparecem empatados com dois registros. As estatísticas também englobam o de esôfago, fígado, intestino e via biliar com um cada. Não estão inclusos nesta parcial os dados da população masculina que, em sua maioria, é vitimada pelo câncer de pulmão.

De acordo com Cecília Nogami, coordenadora de Vigilâncias da secretaria, mesmo as 18 mortes na cidade ainda estão dentro do limite aceitável. No entanto, ela desperta a atenção para uma realidade preocupante: na maior parcela dos casos as vítimas procuram atendimento médico tardiamente.

Isto representa baixo interesse na busca por exames preventivos e periódicos. “Por isso fazemos um alerta para que as pessoas procurem o serviço de saúde”, declarou, em entrevista ao Só Notícias. Conforme Nogami, os casos da doença podem cair mas é preciso haver mobilização popular. O poder público está lançando uma campanha que visa estimular mulheres a procurarem unidades de saúde em busca de exames. “Precisamos atingir um número maior de mulheres”, pontua a coordenadora.

No sábado, haverá na cidade um mutirão em seis unidades de saúde, entre 8h e 17h, para promoção de exames do câncer de colo uterino e mama. “Para fazer a coleta do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, usando pomada vaginal ou ter praticado relação sexual sem camisinha durante os dois dias que antecedem o exame”, explicou Cecília.

Interessadas poderão procurar os PSF’s Boa Esperança, Carlos Scholtão, Menino Jesus, Alto da Glória, Primaveras e Ibirapuera.

(Atualizada às 10h33 em 6/11)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE