A campanha contra as Hepatites Virais será dia 27 para fazer exames e prestar orientações para prevenir e tratar a doença. Uma equipe ficará em frente aoo posto central, das 08 às 15h, aplicando vacinas e o teste rápido. Em caso de confirmação o paciente será imediatamente encaminhado para tratamento.
A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Franciele do Carlo, destaca que "é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos", informou.
Franciele orientou algumas medidas importantes para prevenir a doença. "Higiene, cuidado com a água naqueles locais onde não há um tratamento adequado. Muito cuidado com a lavagem correta dos alimentos. Cuidado também com a eliminação dos dejetos. E a prevenção da B, da C e da D é o uso de preservativo, a utilização de materiais para fazer manicure, ou são descartáveis, esterilizados ou então da própria pessoa que usa. Tanto com tatuagem, com pircing" explica.
O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B. Podem tomar quem tem até 29 anos, profissionais de saúde, bombeiros, policiais e indígenas.