sábado, 19/outubro/2024
PUBLICIDADE

Campanha para aumentar doadores de medula óssea é amanhã em Cuiabá

PUBLICIDADE

O número de doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) tem aumentado expressivamente no país. Em Mato Grosso, cerca de 40 mil pessoas estão cadastradas no banco de dados do Redome. Para aumentar esse número o MT Hemocentro fará, amanhã, campanha de medula óssea em parceria com a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Justiça Federal.

Além de cadastrar as pessoas que querem ser doadoras, serão dadas orientações para conscientizar os servidores que trabalham nos órgãos públicos parceiros sobre a importância da doação de medula óssea, além de desmistificar alguns estigmas relacionados ao procedimento.

As equipes estarão no fórum da Justiça Federal e os que pretendem ser doadores podem comparecer das 8h às 16h.

A assistente social do MT Hemocentro, Heloise Angélica Dias, explica que o procedimento para o cadastro é simples. “Preenchemos um formulário com dados pessoais e coletamos uma amostra de sangue com 10 ml para exames”. A amostra é destinada ao laboratório onde é feito o exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas para a compatibilidade entre doador e paciente. O doador precisa ter entre 18 e 55 anos, estar com boa saúde e apresentar documento de identificação com foto.

A campanha de Medula Óssea será realizada apenas nesta quinta-feira, mas quem quiser ser voluntário basta procurar o MT Hemocentro, na rua 13 de Junho, 105, bairro Porto, em Cuiabá, de segunda a sexta-feiras, das 7h30 às 17h30.

A informação é da assessoria

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE