Sexta-feira é o último dia para pais e responsáveis vacinarem as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite em Mato Grosso. A doença é conhecida também como paralisia infantil e, neste ano, a imunização ocorrerá em etapa única, ao contrário de anos anteriores, quando era realizada duas vezes.
De acordo com o balanço parcial divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, em Mato Grosso 194,7 mil crianças foram vaciadas, com isso o estado alcançou 79,6% da meta que era imunizar 244,6 mil. A doença é infecto-contagiosa viral aguda. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.