Milhares de crianças deverão ser vacinadas, a partir de hoje, contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite), em Mato Grosso. De acordo com dados do Ministério da Saúde, para a primeira campanha, a meta é imunizar aproximadamente 298,4 mil crianças com até sete anos. Cerca de 358,1 mil doses foram disponibilizadas para o Estado.
Já contra poliomielite, hoje começa a segunda etapa de vacinação, que deve atingir cerca 244,6 mil com até cinco anos. Na primeira fase, aproximadamente 97% da meta foi atingida. Para esta, cerca de 350 mil doses foram enviadas ao Estado.
Em Sinop, a estimativa é imunizar 11,1 mil contra sarampo e 9,2 mil contra pólio. Já em Sorriso, a meta é vacinar 6,8 mil contra sarampo e, 5,4 mil na segunda etapa contra paralisia. Em Lucas do Rio Verde, são 4,6 mil crianças estimadas a receberem a dose contra sarampo e, 3,9 mil na campanha contra poliomielite.
O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas pelo corpo, coriza e conjuntivite e, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas (tosse, fala, respiração).
Já a paralisia é provocada por um vírus que invade o sistema nervoso por meio da boca e multiplica-se no intestino. Os sintomas iniciais são febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores pelo corpo.