A Secretaria municipal de Saúde tem como meta imunizar pelo menos 12 mil pessoas durante a campanha de vacinação contra gripe, que teve início na terça-feira (22). A vacina é gratuita e destinada a crianças entre seis meses a 5 anos, gestantes em qualquer período, idosos acima de 60 anos, pacientes com doenças crônicas e trabalhadores de saúde. Não há contraindicação para o medicamento.
O dia "D" da vacinação ocorrerá amanhã. "Além de todos os postos de saúde estarem realizando a vacinação, no sábado, sem fechar para o almoço, estaremos com uma equipe na praça das Fontes para facilidade dos moradores que não podem ir a uma unidade de saúde", explicou a coordenadora do Setor de Vacinas, Katia Dal Pra.
A imunização protege contra os subtipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. O dia “D” da campanha, Dia Nacional de Mobilização, será no dia 26 de abril. A imunização é via injeção.
Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com a pasta, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.