Moradores sinopenses pertencentes aos grupos prioritários que ainda não se vacinaram contra a gripe, desde o início da campanha de imunização, em abril, terão mais tempo. Com a prorrogação da campanha, em Mato Grosso, anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde, o prazo final deixa de ser esta sexta-feira e passa para o dia 9 de junho, acompanhando o calendário estadual.
São o foco da campanha gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, professores, servidores da saúde, indígenas, puérperas até 45 dias pós parto, portadores de doenças crônicas, hipertensos, diabéticos, detentos. Em Sinop, a campanha iniciou no dia 17 de abril, com aplicação de vacinas em profissionais de saúde da rede municipal. A partir do dia 24 daquele mês, todos os demais grupos começaram a ser vacinados.
A meta, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é aplicar 27.167 doses. Até o último dia 15 de maio, o percentual de cobertura alcançado era de 45.03%.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até a quarta-feira (24) o total de vacinados era de 54,10%, representando um universo de 367.051 pessoas imunizadas. A meta no Estado é atingir 678.429 pessoas do grupo que deve receber a vacina.
Ainda de acordo com a Secretaria, os municípios mato-grossenses "são comunicados sobre a prorrogação da campanha". A medida, de acordo com a Pasta, "se deve ao fato de Mato Grosso ainda não ter atingido a meta nacional de vacinação dos grupos considerados suscetíveis de serem afetados pela gripe".