PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde prorrogou a vacinação contra a gripe. Quem ainda não tomou a vacina terá mais tempo. A campanha que terminaria, hoje, se estenderá por mais duas semanas, encerrando no dia 5 de junho, conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, a prorrogação do prazo tem como objetivo alcançar a meta estipulada para Mato Grosso. “Vamos continuar realizando a vacinação dos grupos considerados prioritários, até atingirmos nossa meta”.

Até o momento, Mato Grosso vacinou 232.419 pessoas contra a doença, o que representa 37,85% da meta estabelecida, que é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, composto por 614.122 mil de pessoas em todo o Estado. Entre grupos prioritários foram vacinados, até esta sexta-feira, idosos com 60 anos ou mais (44,51%), crianças menores de 5 anos (37,54%), gestantes (36,42%), puérperas (53,51), povos indígenas (5,4%) e servidores da área da saúde (32,15%).

A coordenadora lembra que o Estado já recebeu e repassou 100% das vacinas aos municípios e que agora é preciso que estes intensifiquem as ações estratégias para que todos, dos grupos prioritários, sejam vacinados. “A SES orienta que todos os municípios devem intensificar as ações estratégias para que se possa alcançar a meta do Ministério da Saúde no estado”, explica Flávia Guimarães.

A campanha de vacinação contra gripe começou no dia 4 de maio em Mato Grosso. A vacina está disponível gratuitamente, nos postos de saúde, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já as pessoas que estiverem com febre moderada ou grave devem esperar a melhora do quadro para poder se vacinar.

A vacinação é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. Alguns de cuidados simples como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ajudam evitar a doença. Também é recomendado não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE