A secretaria estadual de Saúde informou, hoje, que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, e o dia D será no dia 18. Crianças de 1 a 4 anos, independentemente da situação vacinal, devem ser imunizadas. Amanhã, a Gerência de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis deve divulgar como será a ação no Estado.
Já a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para crianças a partir de 12 meses e os que e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população entre 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.
De acordo com a assessoria da secretaria, a campanha nacional é apenas para crianças entre 1 e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não lembrem se fizeram a vacina.
Conforme Só Notícias já informou, a secretaria estadual de Saúde confirmou dois casos de sarampo no município de Guarantã do Norte, sendo uma mulher, de 30, e um homem, de 31 anos. Desde 1999 não eram registrados casos da doença em Mato Grosso.
Após a confirmação dos casos, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Estadual, Alessandra Moraes, disse que investigações estão em andamento para saber se essas pessoas contraíram o vírus em Mato Grosso ou Amazonas e Roraima, que já registraram centenas de casos de sarampo.