A secretaria de Saúde iniciou na última terça-feira a campanha estadual de vacinação antirrábica animal, que tem o intuito de proteger animais e seres humanos contra o vírus causador da raiva, doença infecciosa de origem viral que acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive seres humanos.
A vacinação de cães e gatos iniciou na zona rural a partir do dia 1º de agosto e se estenderá até o dia 30 de setembro. Na região urbana estão programadas duas datas como dia ‘D’ para vacinar, sendo os dias 19 de agosto e 16 de setembro. O objetivo e meta da Vigilância Ambiental é vacinar aproximadamente 10,3 mil animais, entre cães e gatos, durante a campanha. Os locais de vacinação estão listados ao final da matéria.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Louzenil Nicácio Arruda, orienta os proprietários dos imóveis rurais para que possam atender os agentes de endemias que estarão indo a campo para realizar a aplicação das vacinas. “Lembramos que a vacina antirrábica para humanos está com estoque baixo e vacinar os animais com o objetivo de imunizá-los é uma das medidas preventivas que podemos tomar para garantir a saúde de todos”, afirmou Arruda.