PUBLICIDADE

Campanha de prevenção da tireóide será no dia 21 deste mês em MT

PUBLICIDADE

Com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de patologias da tireóide, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia Regional de Mato Grosso (SBEM Regional MT), realiza no dia 21 de maio, no Espaço do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, a Campanha do Auto Exame da Tireoide, além de atividades de orientação, execução do auto exame e a distribuição de panfletos. O evento é em alusão ao Dia Mundial da Tireoide que é comemorado no dia 25 de maio.

 

A campanha será composta por uma equipe multidisciplinar com endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiras e estudantes de medicina que ficarão no local em período integral. “Pretendemos com essa ação mostrar a população sobre a facilidade do auto-exame bem como familiarizar sobre as principais patologias tireoidianas. Com isso é mais fácil o diagnóstico e consequentemente o tratamento dos pacientes”, disse a endocrinologista da SES e vice presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de Mato Grosso, Drª Luciana Abílio Diniz.

 

Luciana Diniz diz ainda que, além do auto exame, os casos alterados, eventualmente detectados na campanha, serão encaminhados para o Hospital Universitário Julio Muller para início do tratamento. “Uma equipe especializada estará a disposição no Ambulatório de Endocrinologia do HU para o devido atendimento e seguimento adequado de cada caso”.

 

A expectativa é que cerca de duas mil pessoas sejam orientadas a realizarem o auto exame da tireóide. “Essa ação acontece paralelamente nos outros Estados como forma de mobilizar toda a população para esse grave problema que vem acometendo grande número de pessoas”, destacou a vice presidente.

 

TIREÓIDE – A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.

 

Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso , ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso.

 

O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas. Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa.

 

Os principais sintomas do hipertireoidismo são: taquicardia, perda de apetite, perda de peso importante, nervosismo, ansiedade e inquietação, intolerância ao calor, sudorese aumentada, fadiga e cãibras musculares, evacuações freqüentes, irregularidades menstruais. Os sinais e sintomas característicos do hipertireoidismo podem ser detectados pelo médico. Adicionalmente, exames podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico e definir a causa.

 

No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireóide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireóide e exposição prolongada a radiação.O grau de severidade pode variar de leve, apresentando um quadro de depressão em que o diagnóstico de hipotireoidismo pode passar desapercebido, até a forma mais grave, denominada mixedema, caracterizada pelo inchaço de todo o corpo e que constitui uma emergência médica.

 

Os principais sintomas do hipotireoidismo são: fraqueza e cansaço, intolerância ao frio, intestino preso, ganho de peso, depressão, dor muscular e nas articulações, Unhas finas e quebradiças, enfraquecimento do cabelo e palidez.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE