A Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje e segue até o dia 30 deste mês. No município, segundo a coordenadora do Departamento de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, haverá o retorno da vacina oral contra a poliomielite, a “gotinha”, que estava escassa em Mato Grosso desde abril.
Ana Paula conta que muitas crianças estão com doses atrasadas e os responsáveis precisam se atentar. Diferente de edições anteriores, não serão todas as crianças que receberão a vacina. Ela é mais para completar o esquema vacinal. Agora, ela não é mais para todas as crianças menores de 5 anos e sim para completar o esquema vacinal. Apenas irão tomar a gotinha as crianças de 1 ano e 3 meses, de 4 anos e as que estão atrasadas, por que a vacina demorou para chegar no Estado.
O Ministério da Saúde enviou para Mato Grosso 487,7 mil doses das 14 vacinas ofertadas na campanha. A enfermeira explica que não existe meta estabelecida de pessoas vacinadas. “É mais para gente buscar os faltosos, as crianças e adolescentes que estão com o cartãozinho [de vacinação] atrasado.” Com exceção dos postos de saúde dos jardins Jacarandás e América, todos estão aptos a oferecer as vacinas.
Conforme Só Notícias já informou, a estratégia neste ano é incluir os adolescentes, porque esse grupo prioritário é um dos que apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária. O objetivo é reduzir o número de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes.