O Rotary Clube Tarumã e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) realizarão, neste sábado (30), a partir das 13h, testes rápidos e gratuitos para identificar hepatites e promover o “dia D” do projeto mundial “Hepatite Zero”. A campanha é considera a maior já realizada de testagem da doença no Brasil. Diagnosticado precocemente, 90% dos casos são curáveis.
Serão mais de 200 clubes rotarianos em 26 estados e no Distrito Federal participando e realizando os testes para identificar a hepatite C. As pessoas que apresentarem resultado reagente para o teste rápido serão encaminhadas para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizando na avenida das Figueiras, para exames clínicos mais detalhados.
Oficialmente a campanha mundial da luta conta as hepatites ocorre, no dia 28 deste mês. Mais de 1,5 milhão de pessoas morrem todos os anos devido a infecções virais. Destes 80% dos casos é de câncer de fígado causado pelas hepatites. No Brasil cerca de 3 milhões de pessoas estão contaminadas. Entre os anos de 2000 a 2010 foram identificados 300 mil caso. Neste mesmo período, 37 mil pessoas morreram com a doença.