A campanha para aumentar o estoque de sangue nos hospitais começou na segunda-feira. A preocupação da Secretaria de Saúde é com o período de carnaval, onde muitos acidentes além de outras ocorrências podem acontecer. Os voluntários podem manter contato com a secretaria para fazer as doações.
De acordo a assessoria, até ontem, houve apenas 12 coletas. Número considerado pequeno pelos responsáveis do setor, pois há cerca de 1,9 mil pessoas cadastradas como doadoras. Além de Alta Floresta, o banco de sangue atende ainda as unidades hospitalares de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.
Em Cuiabá, a campanha deve terminar no sábado. Já em Sorriso, a mobilização foi feita no sábado, na Unidade de Coleta e Transfução (UCT). Podem doar sangue pessoas que tenham peso acima dos 50 quilos, tenham boa saúde, não sejam portadores de doenças transmissíveis, não sejam hipertensos e que tenham idade entre 18 e 65 anos. Os doadores deverão evitar a ingestão de bebida alcoólica antes da doação de sangue.