A primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, ou paralisia infantil, terminou na última semana em todo o país e, aproximadamente 228 mil crianças com até cinco anos foram imunizadas em Mato Grosso. O número corresponde a 86% do total previsto (262,9 mil) porém, não é final, já que faltam ser atualizados dados de alguns municípios.
Os números são do Sistema de Informação do Ministério da Saúde que destacam a vacinação de 35,8 mil crianças somente na capital até o último dia campanha, sexta-feira passada, o que corresponde a 78% do estimado. Já no pólo regional cuiabano, que abrange mais dez cidades, foram pouco mais de 64 mil imunizados ( a meta é 76,8 mil).
Em Sinop, a vacinação atingiu 10,5 mil crianças, o que corresponde a 97% da estimativa, que era de 10,8 mil meninas e meninos com até cinco anos. Os dados foram atualizados no início da semana. Na regional, que engloba ainda mais 16 cidades, foram imunizadas 28,1 mil crianças, o que corresponde a 90% do previsto que é de 31,2 mil.
O período de realização da segunda etapa da campanha deve ser confirmada pelo Ministério, no entanto, todas as crianças vacinadas na primeira fase devem retornar aos postos e receber a segunda gotinha.
Conforme o Ministério, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.