A Secretaria de Saúde e Saneamento divulgou, esta manhã, que 11 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe H1N1 no município. Isso representa cobertura total de 90,42% em todos os grupos prioritários somados. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é a de vacinar 80% das pessoas que integram estes grupos prioritários.
De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Kátia Dal Prá, a preocupação está em imunizar as gestantes, além de aplicar a segunda dose em crianças que ainda não tenham recebido a mesma. Segundo ela, até a próxima sexta-feira (24), as Unidades Básicas de Saúde irão continuar aplicando as doses em gestantes, cuja cobertura atingiu 70,20% do total esperado, estipulado em 1.282 doses; destas, faltam aplicar 382 doses. “A vacina é 100% segura e pode ser aplicada em qualquer idade gestacional”.
Além das gestantes, falta atingir a meta da segunda dose em crianças cuja porcentagem atual está em 45,55% da estimativa inicial estipulada em 1.541 doses. Destas, faltam ainda aplicar 839 doses. “No caso específico das crianças, precisam receber a segunda dose somente aquelas que foram imunizadas pela primeira vez neste ano”, detalhou Kátia. A enfermeira salienta que o grupo de crianças está enquadrado na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias).
Na hora de receber a dose a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação para isso.