Uma série de atividades será realizada neste sábado, em Alta Floresta, durante o dia nacional de combate a dengue. O foco da campanha, que tem como slogam “dengue – a prevenção começa em casa”, é em reduzir os focos do mosquito transmissor nos lixos domiciliares, que hoje correspondem a cerca de 72% no município.
As atividades começarão às 08 horas, na avenida Ludovico da Riva Neto. Equipes do Departamento de Vigilância Ambiental farão pedágios de mobilização e sensibilização, panfletagem com entrega de folders e calendários educativos, encenação teatral sobre as medidas de prevenção, exposição de material didático, mostruário com fases do mosquito e assistência técnica.
A campanha contra dengue é realizada anualmente no município. No período chuvoso os trabalhos são intensificados já que aumentam os índices de infestação. Moradores são orientados a recolherem os lixos que possam acumular água, como pneus, latas, garrafas, plásticos, entre outros, e assim colaborarem no combate a doença.
Este ano, o município registrou cerca de 100 notificações e apenas 09 casos foram confirmados. No ano passado foram confirmados apenas 08.