A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 10.639 notificações de dengue de janeiro a setembro, segundo a Vigilância Epidemiológica. Em 2007, no mesmo período, 18.179 notificações. O número representa uma redução de 41% entre uma época e outra. O total de casos de febre hemorrágica de dengue também sofreu queda. Em 2007 foram 16, com 8 provocando morte. Já neste ano foram registrados 5, com dois óbitos.
Apesar do avanço, ainda é mantido o alerta a população para a chegada das chuvas, a partir do próximo mês, quando aumenta a oferta de recipientes com água limpa e parada no ambiente, contribuindo para maior proliferação do mosquito transmissor da Dengue (Aedes Aegypti).
“Estado e municípios necessitam continuar eliminando criadouros para a redução dos níveis de infestação do vetor, buscando a manutenção da redução dos casos notificados”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi.
Ela acrescentou que “é bom lembrar que os depósitos de água para consumo humano devem sempre estar bem fechados, pratos e vasos de plantas devem ser preenchidos com areia, de modo a evitar que os mosquitos ponham ovos neles, que não se deve deixar água limpa e acumulada em qualquer local por mais de três dias, e que pneus, garrafas, potes, baldes, todos devem ser guardados em local abrigado, fora do alcance da chuva. Esses são alguns dos cuidados simples, básicos e necessários no controle da doença”.
Segundo a Coordenadora, Mato Grosso vem desenvolvendo várias ações no monitoramento da doença, prevendo o período chuvoso em que aumenta o número de casos. Neste ano já foram realizadas capacitações para médicos multiplicadores para o manejo clínico de pacientes graves.