PUBLICIDADE

Aumentam casos de malária em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Pelo menos 24 casos foram registrados pelo departamento de Vigilância Ambiental altaflorestense no primeiro bimestre – alta considerável em relação ao mesmo período, quando foram apenas 5 registros. Os números fazem parte de um balanço elaborado pelo departamento.

Apesar da alta, de acordo com o coordenador Claudiomiro Vieira, os casos não foram contraídos no município. “São casos importados, muitas vezes de trabalhadores que trabalham no garimpo no Pará e em outros lugares e que voltaram com a doença”, explicou, ao Só Notícias.

Os trabalhos de combate a doença são de forma educacional e continuada. Segundo Vieira, palestras são as principais vias para repassar a orientação sobre prevenção e cuidados. O departamento busca ainda incentivar aos moradores que estão com sintomas como febre e dor no corpo a procurarem orientações médicas.

Além de malária, o levantamento analisou ainda outras doenças, que tiveram redução no número de casos. Na leishmaniose tegumentar, por exemplo, foram identificados 5 casos no bimestre enquanto, no ano passado, somavam 14. Já a triatomíneo (Bicho Barbeiro), houve apenas um registro neste ano. Não foram registrados casos de doença de chagas, hantavirose, febre amarela e leishmaniose visceral.

Segundo Claudiomiro, está sendo desenvolvido o programa de educação em saúde, que no primeiro bimestre, teve como foco a zona rural. 26 comunidades foram atendidas em palestras feitas nos três núcleos escolares existentes na área. Agora, os trabalhos devem ser desenvolvidos na zona urbana.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Sinop: UBSs terão horário estendido e programação especial para homens no dia 28

A secretaria de Saúde está com uma programação especial...

Hospital Santa Casa promove mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE