Nesses últimos dias, aumentou a procura pelas vacinas contra meningite em Sinop. Só Notícias apurou em uma clínica que possui a vacina, que a procura pelas doses é maior para crianças. Uma criança, de 9 anos, está internada em Cuiabá, com a forma mais grave da doença.
A meningite é uma infecção das meninges que recobrem o cérebro por elementos patológicos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários, e podem ser transmissíveis. Ela pode ser infecciosa ou bacteriana.
Quando infecciosa é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana pode ser muito séria e resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado.
Na meningite infecciosa os principais sintomas são dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos e rigidez na nuca. Em bebês também há irritação ou agitação, choro constante, recusa alimentar e convulsões.
As vacinas são para o tipo A, B e C. Para a meningite do tipo B, a vacina deve ser feita no primeiro ano de vida da criança, junto com a vacina tríplice. Já a vacina Meningo C, que previne a meningite tipo C, custa R$ 150 e deve ser feita nas crianças com dois meses de idade.
A meningo A+C custa R$ 70 e só pode ser feita após os 02 anos de idade. A vacina é feita em várias doses. Até os 08 anos de idade ela é feita de 02 em 02 anos. Depois é feita somente aos 12 anos e de 08 em 08 anos.
Só Notícias procurou a Secretaria Municipal de Saúde para saber o número de notificações nos últimos dias, mas ainda não recebeu a resposta. Em 2004 foram 19 casos notificados no município.