Aumentou o número de focos e de casos de dengue registrados pela secretaria municipal de Saúde, durante o mês de dezembro. Conforme a coordenadora municipal de Endemias, Mirian Campos, só em dezembro o volume ultrapassou o total registrado entre março e novembro. “Nós temos 15 casos de dengue notificados no município, neste mês. Ocorreram nos bairros onde foi verificada uma incidência maior (do mosquito que transmite a doença). No ano todo de 2010, nós estamos com 578 notificações e 316 casos confirmados”, informou a coordenadora.
Mesmo com aumento nos casos de dengue, em dezembro, o índice de infestação do mosquito Aedes Egypt é menor, se comparado com mesmo período do ano passado. “Em 2009 nós tivemos 1.054 notificações, com 504 casos confirmados. A redução nos números de 2009 para esse ano se deve ao empenho da secretaria no combate a dengue e uma conscientização maior da população”, acredita Mirian.
Nesta época do ano que as chuvas aumentam, a orientação é para ser redobrada a vigilância e fiscalização nos quintais para não ter lixo acumulando água e atenção especial nas calhas de residências e empresas, onde pode ficar água parada e servir de criadouro do mosquito.