A iluminação do prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso na cor rosa, ontem à noite, marcou o início da campanha mundial "Outubro Rosa" no parlamento estadual. A partir de uma resolução de autoria do deputado Mauro Savi, aprovada em 2011, a Sala da Mulher tem a incumbência de desenvolver atividades alusivas á campanha. Pensando nisso, a Sala criou a campanha "Se toque", com ações que visam o esclarecimento sobre o câncer de mama e o despertar da consciência para a importância da realização do autoexame.
O ascender das luzes pela coordenadora da sala da mulher, Dilair Savi, marcou o início da campanha. O primeiro-secretário fez a entrega de um veículo caracterizado, que ficará a disposição. Segundo Dilair, o automóvel circulará por Cuiabá e Várzea Grande, e dará suporte a uma equipe médica que levará orientações e informações sobre essa doença que ainda afeta milhares de brasileiras, e inclusive homens, para diversos pontos da capital e de Várzea Grande.
Nas visitas serão entregues cartilhas orientativas sobre a importância do diagnóstico precoce, cuidados e prevenção. Vale lembrar, que a campanha "Se Toque" incentiva mulheres a realizarem o autoexame, procedimento aprovado por especialistas. "Muitas mulheres ainda desconhecem os riscos da doença e a mensagem que queremos levar é que o simples ato de se autoexaminar pode evitar, futuramente, sérios riscos à saúde", observou Dilair.
Já o deputado Mauro Savi, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Sala da Mulher ao enfatizar que a Sala é o braço direito da Assembleia, nas questões sociais. "São atividades como essa (mobilização) que temos que abraçar. Uma ação simples, mas que pode salvar vidas, por isso, não medimos esforços para ajudar no que for necessário, afinal, fazer o bem faz bem", disse o parlamentar.
Outra ação durante o "Outubro Rosa" e o "Se Toque", é a palestra que será ministrada pelo mastologista Luciano Florisbello, especialista com vasta experiência sobre o assunto, que já ministrou palestra na Casa em outra ocasião e deve retornar neste mês, em data ainda a ser agendada, para o encerramento da mobilização a fim de orientar mulheres sobre os riscos dessa doença que se tornou o mal do século.
Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, com a primeira Corrida pela Cura. Desde então, vem sendo realizada anualmente em diversas cidades do mundo.
Uma das principais ações da campanha é a iluminação de monumentos e prédios públicos das cidades como forma de lembrar às mulheres a necessidade de fazer os exames de mama.
A campanha também foi iniciada ontem em Sinop pela Refecs- Rede Feminina de Conbate ao Câncer – que, semana passada, também promoveu passeata de conscientização no centro da cidade.